segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Reflexões sobre a Escola, o Professor e o Ensino de hoje - Parte 1

Caros amigos, estou fazendo o curso de formação do Estado de São Paulo e aproveitando o curto tempo que tenho disponível estou compartilhando os textos das questões dissertativas de minha autoria. 

Grande Abraço

Ricardo Viana

Reflexões sobre a Escola, o Professor e o Ensino de hoje - Parte 1

Vivemos em um mundo de constantes mudanças. A cada dia que passa as relações humanas tomam novas formas e necessidades, sejam sociais, culturais, tecnológicas ou políticas. Tais situações levam o homem à busca de adaptações e modificações na própria sociedade em que se vive. A família tradicional, tal como a conhecíamos, não existe mais, conceitos e valores foram modificados, avanços tecnológicos mudaram as relações de trabalho exigindo produzindo exigências cada vez maiores e o aumento populacional modificou também as relações inter-sociais, criando ambientes cada vez mais fechados no âmbito familiar. Ao mesmo tempo observamos um mundo cada vez mais globalizado, com mais conforto, facilidades antes inimagináveis.

A escola como local não só de aprendizagem, mas também de produtor de conhecimento e cultura, tem hoje a importância de promover competências aproximando o aluno da sua realidade, capacitando-o a agir, pensar e atuar sobre o mundo, interagindo percebendo e compreendendo a sociedade contemporânea com suas diversidades sociais e culturais.

Para tal a escola tem que ser mais democrática, articular seu currículo de forma a buscar aprendizagem de qualidade, acessível a todos, diversa no tratamento de cada um e unitária nos resultados.

É primordial na contemporaneidade que a escola promova competências para que o aluno enfrente os atuais desafios sociais, culturais e profissionais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário