Caros amigos, estou fazendo o curso de formação do Estado de São Paulo e aproveitando o curto tempo que tenho disponível estou compartilhando os textos das questões dissertativas de minha autoria.
Grande Abraço
Ricardo Viana
Reflexões sobre a Escola, o Professor e o Ensino de hoje - Parte 1
Vivemos em um mundo de constantes mudanças. A cada dia que passa as relações humanas tomam novas formas e necessidades, sejam sociais, culturais, tecnológicas ou políticas. Tais situações levam o homem à busca de adaptações e modificações na própria sociedade em que se vive. A família tradicional, tal como a conhecíamos, não existe mais, conceitos e valores foram modificados, avanços tecnológicos mudaram as relações de trabalho exigindo produzindo exigências cada vez maiores e o aumento populacional modificou também as relações inter-sociais, criando ambientes cada vez mais fechados no âmbito familiar. Ao mesmo tempo observamos um mundo cada vez mais globalizado, com mais conforto, facilidades antes inimagináveis.
A escola como local não só de aprendizagem, mas também de produtor de conhecimento e cultura, tem hoje a importância de promover competências aproximando o aluno da sua realidade, capacitando-o a agir, pensar e atuar sobre o mundo, interagindo percebendo e compreendendo a sociedade contemporânea com suas diversidades sociais e culturais.
Para tal a escola tem que ser mais democrática, articular seu currículo de forma a buscar aprendizagem de qualidade, acessível a todos, diversa no tratamento de cada um e unitária nos resultados.
É primordial na contemporaneidade que a escola promova competências para que o aluno enfrente os atuais desafios sociais, culturais e profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário