sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Confusão entre público e privado é uma das principais causas do caos urbano

Fábio de Castro, especial para a Agência USP

Socióloga demonstra em estudo sobre o comportamento no trânsito que ambiente coletivo é hostil devido a fatores como a cidadania precária do brasileiro e a tendência mundial de privatização do espaço público

Um estudo sobre o comportamento no trânsito da cidade de São Paulo revelou, entre outras conclusões, que a atitude geral das pessoas, baseada em noções privatizadoras do espaço público, é um fator que contribui decisivamente para o caos urbano.

Para saber como as pessoas se portavam no trânsito, a socióloga Alessandra Olivato realizou uma série de entrevistas com usuários do trânsito, divididos em cinco categorias: pedestres, motoboys e motoristas de carros, ônibus e táxis. A pesquisa foi a base de sua dissertação de mestrado, defendida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

"Eu pretendia estudar o espaço público e logo no início percebi que um dos campos de pesquisa mais reveladores deste tema era o trânsito nas metrópoles", explica. Durante três meses ela gravou entrevistas qualitativas (com respostas não estimuladas) de cerca de quarenta minutos em diversos pontos da cidade de São Paulo.

As perguntas básicas tratavam de como cada um via a si mesmo no trânsito, enquanto motorista ou pedestre, como viam os outros, como percebiam as leis e as autoridades, como concebiam o trânsito e como se sentiam nele.

"Depois de transcritas e analisadas, as entrevistas levaram a três conclusões principais: não existe uma noção clara de espaço público no trânsito, com as pessoas tratando a coisa pública como privada; expressa-se um individualismo provavelmente derivado de que a luta individual pela sobrevivência, no mundo atual, contribui para dificultar a compreensão do que é do outro; e, justificando a ausência de um sentimento de responsabilidade pelo coletivo, não há uma idéia generalizada da direção defensiva cuja premissa é prever o que acontecerá no trânsito", diz Alessandra.

Segundo ela, a primeira conclusão corrobora teorias clássicas da sociologia brasileira segundo as quais existe uma confusão entre o espaço público e o privado no país. "Junta-se um fator histórico nacional com a tendência mundial de privatização do espaço público. O resultado é que cada um tem seu motivo pessoal para não respeitar as leis e a organização coletiva. Considera-se injustas as leis, representadas pelos fiscais do trânsito, que não entende o motivo particular de cada um para burlá-la", resume.

Lugar do cidadão
A pesquisadora define "espaço público" como "o lugar do cidadão". Mas as entrevistas revelam uma noção de cidadania precária. "Temos um sentimento negativo com relação a ser cidadão. Quando estamos no espaço público temos um atitude de confronto e competição."

Para Alessandra, a noção de que no trânsito todos são cidadãos e por isso devem se respeitar e zelar pelo bem comum é dificultada pela conjunção entre uma moral privada e o surgimento de "muros invisíveis" entre as pessoas. Essa barreira é resultado de um novo individualismo, caracterizado pela sensação generalizada de que cada um é o único responsável por si.

A pesquisa levou também à conclusão de que não existe uma noção de direção defensiva. Nessa lógica, cruzam-se os sinais vermelhos e causam-se acidentes, dando-se depois a desculpa de que não foi possível prever o que aconteceria. "A formação do motorista ainda é majoritariamente técnica. Não se aprende noções de civilidade que englobe a percepção do espaço público."

Alessandra destaca que na interpretação dos dados obtidos nota-se que o pedestre, por exemplo, é visto como um obstáculo, já que o trânsito é um local de passagem que é preciso transpor o mais rápido possível. As leis são lembradas pela maioria apenas como fator coercitivo, quando há a presença de autoridades, radares ou placas. "A percepção da maioria é de que a lei é injusta. A lei não funciona como princípio máximo e sempre há um motivo pessoal que justifique a inocência do infrator."

A pesquisa revelou ainda que poucos motoristas dizem fazer esforço para "respeitar o próximo" e "não causar acidentes". "Os poucos que disseram fazer tal esforço não o vêm como atitude de civilidade. Dizem agir corretamente porque têm uma boa educação familiar ou por características pessoais. O respeito é fruto de um extremo sacrifício pessoal e não de atitude própria de convivência no espaço público."

Segundo a socióloga, especialistas garantem que o fator humano é responsável por cerca de até 90% dos acidentes de trânsito. "A intenção do trabalho foi discutir o trânsito por meio do fator humano. Estudar o problema empírico, mas avaliando a contribuição do motorista para a situação caótica, além de avaliar a percepção do espaço público e civilidade".

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