Amala e Kamala, as meninas-lobo
|
Não é
por acaso que Rudyard Kipling tenha escrito o "Livro
das Selvas", que conta a história do menino lobo Mogli. Kipling nasceu em Bombaim,
Índia, onde o caso de meninos lobos eram abundantes, tanto que em 1920
descobriram duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma
família de lobos.
|
A
primeira tinha um ano e meio e morreu um ano mais tarde. Kamala, de oito anos
de idade, viveu até 1929. As duas meninas não tinham nada de humano e seu
comportamento era exatamente semelhante à dos irmãos lobos.
Elas eram incapazes de permanecer em pé, somente engatinhavam, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos mais longos.
Elas eram incapazes de permanecer em pé, somente engatinhavam, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos mais longos.
Só comiam
carne crua ou podre, comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a
frente e lambendo os líquidos. Na instituição onde foram acolhidas, passavam o
dia acabrunhado e prostrado num canto onde o sol não alcançava; eram ativas e
faziam muito barulho durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos.
Não sabiam chorar nem rir.
Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se lentamente. Foram necessários oito anos para que a menina aprendesse a andar e pouco antes de morrer tinha um vocabulário de somente 50 palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos.
Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se lentamente. Foram necessários oito anos para que a menina aprendesse a andar e pouco antes de morrer tinha um vocabulário de somente 50 palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos.
Ela
chorou pela primeira vez por ocasião da morte da irmã Amala e a partir daí
começou a se apegar, mesmo que de forma lenta, às pessoas que cuidavam dela.
Kamala era rudimentarmente inteligente e isto permitiu-lhe aprender a comunicação por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário básico, aprendendo a executar pedidos simples.
Kamala era rudimentarmente inteligente e isto permitiu-lhe aprender a comunicação por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário básico, aprendendo a executar pedidos simples.
Nenhum comentário:
Postar um comentário